Estratégia

    O âmbito Nacional da Assistência Hospitalar em Cirurgia Plástica tem vindo a modificar-se gradualmente, com uma considerável acentuação nos últimos anos, justificando, portanto, uma reorientação dos Serviços no sentido de se adaptarem às novas imposições que a Sociedade Civil determinou. Por um lado, a redução de custos e recursos humanos no Sector Público e, por outro, a obrigação de cumprir a "Legis Artis" na assistência aos doentes. Por paradoxal que pareça, não nos faz desistir, antes pelo contrário, convida-nos a contornar os obstáculos de modo a assegurarmos a boa prática clínica.
 
    Após uma Auditoria Interna, e dialogando com os colaboradores sobre os seus resultados, estabelecemos como prioridades núcleos temáticos "major" em que todos os recursos disponíveis do Serviço serão colocados em acção para o seu regular funcionamento, e sem esquecer os núcleos temáticos tradicionais que continuarão a ser desenvolvidos. Assim, e como áreas prioritárias teremos:
 
                               1 - Reconstrução Pós-Mastectomia
                               2 - Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Pediátrica
                               3 - Protocolo com o Serviço de Dermatologia
 
    A tradição deste Serviço impõe que a Cirurgia reconstrutiva Pós-Bariátrica, colaboração com as outras Especialidades intra e inter-hospitalares ou Unidades de Medicina Familiar, a Cirurgia da Mão, úlceras de pressão e a assistência aos Hospitais de S. Francisco Xavier e Santa Cruz se mantenham ao nível que nos habituámos.
 
    Para estas tarefas é obrigatório sustentar a actualização técnico-cientíca e a renovação do corpo clínico através da formação e, após esta, a eventual contratação de quem foi formado neste Centro Hospitalar.
 
  Não deixaremos nunca de privilegiar a primeira razão de existirem Hospitais (os doentes, pacientes ou utentes, de acordo com as designações que entenderem) quaisquer se sejam as condições que nos serão propostas.

 
 

                                                                                         O Director de Serviço
                                                                                   Francisco Costa Domingues