1/10

Nota Útil: A Urgência situa-se no Hospital São Francisco Xavier

    O Serviço de Cirurgia Plástica e Maxilo-facial situa-se no 8.º piso do Hospital Egas Moniz e integra o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que contempla ainda o Hospital S. Francisco Xavier e Hospital de Santa Cruz.
   O Serviço está integrado no Departamento de Cirurgia da Cabeça e do Pescoço. Deste Departamento fazem ainda parte os Serviços de Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Estomatologia.
   Faz parte integrante do Serviço uma ala de Internamento constituída por 21 camas, distribuídas por 8 quartos, das quais 2 são dedicadas à Unidade de Queimados Moderados, e outras 3 à Unidade de Monitorização e Cuidados Pós-Operatórios. É constituído ainda por um gabinete do Director de Serviço, sala de estudo, sala de médicos, sala de enfermagem, sala de tratamentos e copa. Possui ainda no Hospital S. Francisco Xavier 2 camas destinadas a internamento de curta duração de apoio ao Serviço de Urgência e ainda camas para os pacientes tratados no Hospital de Santa Cruz. O internamento realiza-se quer através da Consulta Externa, quer pelo Serviço de Urgência. Ocasionalmente, ocorre a transferência de doentes de outras especialidades.

   A actividade do Serviço engloba as seguintes áreas: Enfermaria, Consulta Externa, Bloco Central, Unidade de Cirurgia de Ambulatório, Bloco de Pequena Cirurgia e Serviço de Urgência.

Enfermaria:



   A Enfermaria é o local de contacto com o doente por excelência. No dia-a-dia é lá que se realizam os registos relativos ao processo clínico, o exame objectivo e a decisão ao recurso a meios complementares de diagnóstico. Atenta-se ainda ao evoluir da situação clínica do doente e faz-se a sua preparação pré-operatória com vista a minimizar riscos cirúrgicos, quando apropriado. No final do internamento do doente, prepara-se a sua alta e faz-se a orientação para consulta.

   É de referir que Serviço possui uma divisão com uma banheira apropriada à realização de balneoterapia, que muito facilita a realização de pensos em queimados, reduzindo a dor associada e permitindo um desbridamento mais eficaz. Existe também uma Unidade de Vigilância Pós-Operatória constituída por 3 camas e sala de trabalho contígua, dotada de equipamento de monitorização continua, camaras de vigilância vídeo e ligação a uma central na sala de enfermagem, permite um acompanhamento mais próximo e frequente.
   Semanalmente, às Sextas-Feiras, realiza-se a Visita Clínica a todo o Serviço, liderada pelo Director de Serviço e com a presença do Quadro Médico, Enfermeira-Chefe, elementos da Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Ali são discutidas as situações dos doentes, os pontos de vista dos vários cirurgiões e há sempre tempo para discussões de natureza teórica acerca das patologias com que nos defrontamos.
Após o término da visita inicia-se a Reunião de Serviço, onde são abordadas questões úteis, é discutida a actividade cirúrgica semanal e reservado tempo para a apresentação de trabalhos.
Existe ainda o Apoio aos Pisos, que é feito rotativamente pelos médicos do Serviço, sempre que é pedida a observação de doentes internados com patologia afecta à nossa Especialidade.

Consulta Externa:



   No Hospital Egas Moniz a Consulta Externa funciona às Segundas e Quintas-Feiras. O espaço físico é constituído por 3 gabinetes de atendimento e observação e duas salas de tratamento no Piso 0. No Hospital São Francisco Xavier existe ainda espaço para um tempo de consulta semanal de Patologia e Reconstrução Mamária (Corredor das Consultas de Cirurgia), e outro quinzenal no âmbito da Cirurgia Plástica Pediátrica (Corredor das consultas de Pediatria). O Hospital de Santa Cruz dispõe ainda de um período de consulta semanal às Terças-Feiras.
 

Bloco Operatório Central:


   O Bloco Central do Hospital Egas Moniz, dispõe de sete salas a funcionar simultaneamente para as diferentes especialidades e está disponível 24 horas por dia. À Cirurgia Plástica são dedicados 5 períodos semanais, além de um período de prolongamento semanal.
   O Bloco Central do Hospital S. Francisco Xavier é constituído por 4 salas e é ocupado 1 período quinzenal pela Cirurgia Plástica, sendo cedido um período mensal à Cirurgia Plástica Pediátrica e outro à Reconstrução Mamária.
   O Bloco Central do Hospital de Santa Cruz dispõe de 5 salas, sendo uma para cirurgia em ambulatório, havendo um período quinzenal destinado à Cirurgia Plástica.

​Unidade de Cirurgia de Ambulatório:

   A Cirurgia de Ambulatório rege-se pelo conceito de internamentos inferiores a 24 horas. Tal permite uma grande agilização e rentabilização dos recursos humanos do Hospital, e é baseada em regras aceites internacionalmente para este tipo de unidades.
   Enquanto bloco operatório, é constituída por 2 salas e tem também um recobro, com apoio dos colegas de Anestesiologia. Nesta unidade operam várias especialidades cirúrgicas, sendo que a Cirurgia Plástica tem dois dias disponíveis.

Bloco de Cirurgia Ambulatória (Pequena Cirurgia):


   Integrada na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, neste espaço realizam-se intervenções que não necessitam do apoio de Anestesiologia. À Cirurgia Plástica são atribuídos três períodos semanais.

Serviço de Urgência:


   O Serviço de Urgência Externa funciona no Hospital de S. Francisco Xavier. A equipa de Cirurgia Plástica funciona diariamente com dois elementos, estando integrada numa equipa cirúrgica multidisciplinar.
No Serviço de Urgência, a Cirurgia Plástica vê os seus doentes maioritariamente na sala de Pequena Cirurgia, tendo a possibilidade de aí realizar intervenções cirúrgicas que dispensem a colaboração da Anestesiologia. A actividade cirúrgica de urgência mais invasiva é realizada no Bloco Central deste Hospital.